O primeiro grupo fez sua apresentação com base no livro "INTERAÇÃO ON-LINE" , abordando o papel do tutor no Âmbito de ensino-aprendizagem e a importância dos fóruns de discussâo que ocorrem em um AVA, proporcionando uma maior interação entre os alunos.
Particularmente gostamos bastante, o grupo interagiu com a turma, explicou claramente o assunto e ainda finalizaram o trabalho com uma pequena dinâmica evidenciando a relação de interdependência entre tutor e aluno.
O grupo 2 (nosso grupo), também utilizou como fonte o livro "INTERAÇÃO ON-LINE" , tratando exatamente do tema do livro. Os integrantes estavam um tanto nervosos, já que se tratava do primeiro trabalho apresentado desde o início das aulas, houve uma interação "reativa" por parte dos nossos colegas, ou seja, eles pouco participaram, tentamos promover uma maior interação, porém sem muito sucesso, então, falamos sobre os tipos de interação, mostramos também um mapa onde exemplificamos a transmissão simultânea do método de ensino EAD de um pólo ao outro, e por fim apresentamos o mapa conceitual referente ao nosso conteúdo.
No grupo 3 percebemos uma "fuga ao tema" por parte de alguns integrantes, houve um desfalque no grupo, porém o conteúdo foi apresentado integralmente, apesar de não ter sido explicado o mapa conceitual. Eles falaram sobre o modelo 1.0 e a mudança para o modelo 2.0, o que de acordo com o que foi apresentado gerou uma mudança na busca de métodos comunicacionais e nas formas de buscar o conhecimento.
o grupo 4 falou dos professores como aprendizes nas tic's. Esse tema se enquadra claramente no conceito de nativos x imigrantes. Mostraram como e o quanto as tic's contribuem para o aprendizado. Houve um desfalque no grupo. houve interação. E foi mostrado um vídeo mostrando essa mudança de paradigma no método de ensino, com o uso das tecnologias, assim finalizando a sua apresentação.
E o ultimo grupo, finalizando essa cessão de seminários, abordou o conectivismo onde nos foi explicado que existem formas de aprender, e que a aprendizagem é resultado de estímulos e da diversidade de opiniões, ou seja, não pode ser simplesmente mecânica. Não houve muita interação e ao final da apresentação foi mostrado um vídeo referente ao tema central (conectivismo).
Nenhum comentário:
Postar um comentário