sexta-feira, 24 de maio de 2013

Qual o custo benefício da computação nas núvens no ensino?


A cada dia as TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) vem sendo inseridas e utilizadas das mais diversas formas, seja para complementar a pratica curricular ou para viabilizar o processo de educação, como no caso da educação á distância, uma realidade no mundo e em nosso país.
http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/3374/td_cloud-computing.jpg

    Uma tecnologia que tem tido sua utilização discutida cada dia mais na educação é a computação nas nuvens. Que podemos compreender como um sistema no qual o software e os dados ficam guardados em um servidor e podem ser acessados por computadores e aparelhos móveis. Escrevemos também um artigo falando sobre as vantagens da computação nas nuvens na educação em geral.
     Partindo deste ponto de vista e que os estudantes da nova era encontram-se cada vez mais conectados e interagindo com o conhecimento das mais variadas formas, portanto devemos fazer com que o processo de ensino também se dinamize e esteja presente no mundo do estudante.
    Alguns podem chegar a pensar que utilizar a computação nas nuvens pode vir a ser a extinção das salas de aula convencionais ou virtualização do ensino onde o professor será obsoleto, isso é tudo mito! O professor é algo crucial no processo de ensino/ aprendizagem, pois é ele quem media a discursão e proporciona a criação de hipóteses. Mas vamos pensar um pouco sobre o custo beneficio da utilização desta tecnologia tão inovadora para o processo educacional.
    > Chega das cadernetas e listas de frequência: com um dispositivo conectado a internet o professor poderá fazer a chamada do dia em determinada turma, bem como de qualquer lugar lançar as notas das avaliações em sua caderneta agilizando e facilitando um processo que leva bastante tempo. 
    > Compartilhamento entre os professores: a utilização da computação nas nuvens promove para o professor a oportunidade de compartilhar os seus planos de aula, desta forma realizando projetos interdisciplinares de ensino.
    > Acabando com o aluno ‘escorão’: a educação nas nuvens proporciona a visualização por parte do professor de quais equipes estão realizando o trabalho de forma colaborativa e atuante.
     > Aplicação de atividades de revisão: pode-se fazer uso de e-testes para que os alunos possam preparar-se para as provas, obtendo assim melhores notas. Acesso a partir de todos os dispositivos moveis à livros, resumos e apostilas é algo bastante interessante para o estudante da nova era, pois este otimiza seu tempo ao máximo.
    A computação nas nuvens pode informar aos pais através de um boletim virtual as notas dos filhos matriculados na instituição, gerando uma maior participação da família na escola.

referências:
http://www.oficinadanet.com.br/artigo/educacao_a_distancia/qual-o-custo-beneficio-da-computacao-nas-nuvens-no-ensino

Nenhum comentário:

Postar um comentário