Na aula de hoje tivemos as primeira apresentações do seminário.
Houveram apresentações de quatro grupos, cada um com uma temática diferente, mas, que de alguma forma se
conectavam.
Grupo 1: Tic na aprendizagem
O grupo utilizou uma vídeo-aula produzidas por eles proprios, como parte da apresentação, nesse
vídeo houveram entrevistas com alunos que responderam a perguntas sobre o uso
das TIC nas escola.
Também foi fixado durante a apresentação, que existem vários
desafios no uso das TIC na escola, como por exemplo: a falta de infraestrutura,
capacitação do docente, uso seguro da internet, entre outros.
Grupo 2: Homo sapiens digital
O grupo falou sobre a imposição das tecnologias na nossa
vida, sem mesmo nos dar escolhas de querer usá-las ou não, foi citado como
exemplo o antigo MSN que agora foi incorporado ao skype. Nós não tivemos a
chance de opinar ou não sobre essa mudança . Vimos também que a internet nos faz
ver as coisas por múltiplas perspectivas.
Grupo 3: nativos x imigrantes
digitais
nativos são aqueles que ja nasceram em meio ao processo tecnológico, ja os imigrantes são os "analfabetos digitais", aqueles que estão em constante fase de adaptação a essas inovações.
nativos são aqueles que ja nasceram em meio ao processo tecnológico, ja os imigrantes são os "analfabetos digitais", aqueles que estão em constante fase de adaptação a essas inovações.
Nos foi mostrado que existem quatro modelos de como o homem
estabeleceu sua relação com o saber
1 – Transmissão oral
2 – Livro sagrado
3 – Enciclopédias e bibliotecas
4 – Internet
Foi mostrado também que existem jogos que são usados para
uma maior aprendizagem das crianças mas infelizmente ainda tem professores que
possuem preconceitos, bloqueios em relação à tecnologias, deixando então de
aplicá-los na sala de aula.
Grupo 4: O celular no cotidiano escolar
o ultimo grupo além de falar sobre o uso de celulares em sala de aula, abordou questões do consumismo, pois, o ser humano não se conforma em possuir algo ultrapassado, convivendo num meio em que todos são mais "evoluidos", além do que a sociedade nos impõe a ser consumista, nós somos controlados pelas tecnologias, nos tornamos dependentes, especialmente dos celulares que ja é tido como um "pedaço de nós".
Daí vem a grande questão: até onde deve ser legalizado ou proibido o uso de celulares no cotidiano escolar?
bom, essa é uma pergunta bem complexa, e acreditamos que a melhor resposta seria: tendo-se uma boa orientação de como usar esse recurso em ambiente escolar, para melhorar seu desempenho na mesma, não deve-se proibir.
o ultimo grupo além de falar sobre o uso de celulares em sala de aula, abordou questões do consumismo, pois, o ser humano não se conforma em possuir algo ultrapassado, convivendo num meio em que todos são mais "evoluidos", além do que a sociedade nos impõe a ser consumista, nós somos controlados pelas tecnologias, nos tornamos dependentes, especialmente dos celulares que ja é tido como um "pedaço de nós".
Daí vem a grande questão: até onde deve ser legalizado ou proibido o uso de celulares no cotidiano escolar?
bom, essa é uma pergunta bem complexa, e acreditamos que a melhor resposta seria: tendo-se uma boa orientação de como usar esse recurso em ambiente escolar, para melhorar seu desempenho na mesma, não deve-se proibir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário