segunda-feira, 13 de maio de 2013

Resumo da aula do dia 13/05- início dos seminários


Na aula de hoje tivemos as primeira apresentações do seminário. Houveram apresentações de quatro grupos, cada um com uma  temática diferente, mas, que de alguma forma se conectavam.
Grupo 1: Tic na aprendizagem
O grupo utilizou uma vídeo-aula produzidas por eles proprios, como parte da apresentação, nesse vídeo houveram entrevistas com alunos que responderam a perguntas sobre o uso das TIC nas escola.
Também foi fixado durante a apresentação, que existem vários desafios no uso das TIC na escola, como por exemplo: a falta de infraestrutura, capacitação do docente, uso seguro da internet, entre outros.
Grupo 2: Homo sapiens digital
O grupo falou sobre a imposição das tecnologias na nossa vida, sem mesmo nos dar escolhas de querer usá-las ou não, foi citado como exemplo o antigo MSN que agora foi incorporado ao skype. Nós não tivemos a chance de opinar ou não sobre essa mudança . Vimos também que a internet nos faz ver as coisas por múltiplas perspectivas.
Grupo 3:  nativos x imigrantes digitais
   nativos são aqueles que ja nasceram em meio ao processo tecnológico, ja os imigrantes são os "analfabetos digitais", aqueles que estão em constante fase de adaptação a essas inovações.
Nos foi mostrado que existem quatro modelos de como o homem estabeleceu sua relação com o saber
1 – Transmissão oral
2 – Livro sagrado
3 – Enciclopédias e bibliotecas
4 – Internet
Foi mostrado também que existem jogos que são usados para uma maior aprendizagem das crianças mas infelizmente ainda tem professores que possuem preconceitos, bloqueios em relação à tecnologias, deixando então de aplicá-los na sala de aula.
Grupo 4: O celular no cotidiano escolar
   o ultimo grupo além de falar sobre o uso de celulares em sala de aula, abordou questões do consumismo, pois, o ser humano não se conforma em possuir algo ultrapassado, convivendo num meio em que todos são mais "evoluidos", além do que a sociedade nos impõe a ser consumista, nós somos controlados pelas tecnologias, nos tornamos dependentes, especialmente dos celulares que ja é tido como um "pedaço de nós". 
  Daí vem a grande questão: até onde deve ser legalizado ou proibido o uso de celulares no cotidiano escolar?
  bom, essa é uma pergunta bem complexa, e acreditamos que a melhor resposta seria: tendo-se uma boa orientação de como usar esse recurso em ambiente escolar, para melhorar seu desempenho na mesma, não deve-se proibir. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário