A tarefa relevante nesta era de rápida mudança social, intelectual e tecnológica é tornarmo-nos conscientes das bases sobre as quais avançamos; tornar o nosso próprio pensamento educativo tão explícito quanto possível e expandi-lo para um diálogo social mais amplo.
Os professores estão envolvidos num papel central em tudo isto, pois é sobre eles que recai a tarefa de pôr em prática qualquer forma de educação que procuremos desenvolver. Neste ambiente moderno, os professores já não podem ser funcionários cegos; a sua tarefa está a tornar-se crescentemente mais difícil, de muitas maneiras. Quer a teoria quer a bibliografia moderna acerca da educação aumenta continuamente a um ritmo cada vez mais acelerado, pelo que somos agora confrontados com a difícil situação de que quanto mais sabemos acerca do processo educativo mais exigente se torna a tarefa de avaliar as diferentes alternativas. Isto traz consequências sérias. Em primeiro lugar, significa que o estudo da educação como um processo social fundamental se está a transformar numa atividade extremamente sofisticada. E isto significa, por sua vez, que todos aqueles que participam no processo educativo, e particularmente quem é responsável por fornecer liderança — principalmente os professores, no sentido mais lato do termo — tem de alcançar um elevado grau de conscientização e de compreensão das questões em causa.
Neste contexto, torna-se necessário indicar em que consiste este sentido mais lato de professor. Geralmente, pensamos que um professor é uma pessoa que se situa diante de uma turma de alunos, no processo formal, e instrui a partir de uma posição de autoridade intelectual e social. Claro que isto é apenas uma parte do conceito, e nesta época de transformação rápida da sociedade e de gradual extensão e formalização do processo educativo, seria bom que compreendêssemos que há várias maneiras pelas quais uma pessoa pode atuar como professor; isto quer dizer que há muitos modos diferentes em que ocorre o ensino e seu conceito correlato de aprendizagem, desde os deliberados, conscientes e formais até aos não-intencionais e informais. Quando os arquitetos, por exemplo, nos falam das consequências ambientais de determinados edifícios e nos impelem a atuar de determinada maneira estão a atuar como professores. À medida que a nossa sociedade se torna mais complexa e independente, a vocação para ensinar, sejam quais forem as finalidades e os estilos do ensino, tornar-se-á mais importante; e dado que o modelo estrito de instruir em sala de aula é cada vez mais desafiado e suplantado, é importante que tenhamos consciência deste sentido mais amplo e mais substancial do termo.
Enquanto antigamente era viável e até comum que os professores se limitassem a ensinar aos seus alunos aquilo que eles próprios tinham aprendido, e da mesma maneira, com pouca ou nenhuma consciência do quadro de referência teórico geral, hoje esta maneira de proceder é claramente inapropriada. Claro que é possível continuar a ensinar deste modo usual e muito pouco informado, mas, a partir de agora, atuar assim indica uma indiferença consciente e até mesmo propositada; já não é simplesmente possível aos professores continuarem a desconhecer que a prática da sua vocação é guiada por um vasto conjunto de teorias complexas. Pelo contrário, os professores atuais precisam de muito mais do que apenas a aquisição de um conjunto de técnicas e de um corpo de conhecimento relevante.
Precisam de um ponto de vista pessoal acerca da sua função como professores e da razão de ser que subjaz à sua função. os professores de hoje estão obrigados a organizar por si o que é importante na educação e qual o papel que ela deve desempenhar na sociedade.
Tal exercício é também necessário se se pretende que os professores se tornem mais independentes e assumam um maior papel nas decisões de política curricular, métodos de ensino, gestão das instituições escolares, etc. Tanto mais que os professores são cada vez mais invocados pelos estudantes, pais e público em geral a explicar e defender as finalidades principais e os métodos pelos quais educam, e para fazer isto adequadamente precisam de ter pensado profundamente nas suas ideias, crenças e práticas, ancorando-as nas suas premissas filosóficas de base. Isto significa, de fato, que os professores de hoje precisam de desenvolver a sua própria teoria da educação.
REFERÊNCIA: http://criticanarede.com/professor.html
https://www.google.com.br/search?um=1&newwindow=1&hl=pt-BR&biw=1366&bih=677&tbm=isch&sa=1&q=professor+na+educa%C3%A7%C3%A3o+moderna&oq=professor+na+educa%C3%A7%C3%A3o+moderna&gs_l=img.3...119242.125449.0.125911.29.21.0.8.8.1.258.2784.12j1j8.21.0....0...1c.1.23.img..10.19.1673.LLa99f9RLyM#facrc=_&imgdii=_&imgrc=vhYlCQ2ZNBmjnM%3A%3Bbo6S--fl8Uvr2M%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.folhavitoria.com.br%252Fgeral%252Fblogs%252Feducacaoeempreendedorismo%252Ffiles%252F2013%252F02%252Ftecnologia1.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.folhavitoria.com.br%252Fgeral%252Fblogs%252Feducacaoeempreendedorismo%252F2013%252F02%252F26%252Fcomecou-a-aula-ligue-o-celular%252F%3B350%3B309
REFERÊNCIA: http://criticanarede.com/professor.html
https://www.google.com.br/search?um=1&newwindow=1&hl=pt-BR&biw=1366&bih=677&tbm=isch&sa=1&q=professor+na+educa%C3%A7%C3%A3o+moderna&oq=professor+na+educa%C3%A7%C3%A3o+moderna&gs_l=img.3...119242.125449.0.125911.29.21.0.8.8.1.258.2784.12j1j8.21.0....0...1c.1.23.img..10.19.1673.LLa99f9RLyM#facrc=_&imgdii=_&imgrc=vhYlCQ2ZNBmjnM%3A%3Bbo6S--fl8Uvr2M%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.folhavitoria.com.br%252Fgeral%252Fblogs%252Feducacaoeempreendedorismo%252Ffiles%252F2013%252F02%252Ftecnologia1.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.folhavitoria.com.br%252Fgeral%252Fblogs%252Feducacaoeempreendedorismo%252F2013%252F02%252F26%252Fcomecou-a-aula-ligue-o-celular%252F%3B350%3B309
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