Conheça um pouco sobre alguns aplicativos para iOS (iPad e iPhone) e Android, indicados por Adriana Beatriz Gandin, que podem ser utilizados na sala de aula:
Wikipédia: A maior enciclopédia colaborativa on-line conta com aplicativos nativos para os dois sistemas operacionais e traz as mesmas funcionalidades que sua versão web.
Kindle/iBooks: Ambos aplicativos são dedicados ao armazenamento de livros, jornais e outros documentos de texto. “[O iBooks] também permite o armazenamento e organização de textos no formato PDF”, destaca Adriana Gandin. O iBooks é para iOS, e o Kindle é para Android.
Skitch: Em vez de utilizar o quadro negro, por que não ter uma lousa digital na palma de sua mão? O Skitch transforma o seu tablet ou smartphone justamente nisso e ainda permite a captura de imagens da internet, a utilização de mapas e a realização de anotações.
50 línguas: Disponível para ambas as plataformas, esse app traz atividades e arquivos audiovisuais que permitem o ensino de até 50 línguas estrangeiras. O aplicativo corresponde aos níveis A1 e A2 do Quadro Europeu Comum e permite até 1.600 combinações diferentes de línguas.
Twitter, Facebook, Pinterest: Essas três redes sociais contam com aplicativos nativos e gratuitos tanto para iOS como para Android. A interface de cada um é bastante simples e traz praticamente todas as funcionalidades das versões web.
Talking Gina the giraffe, Talking Tom the cat: Aplicativos ideais para as crianças, eles gravam e repetem tudo que é falado perto do aparelho. Indicados por Adriana para trabalhar ritmo com os pequenos.
Aplicativos de jornais e revistas: É possível encontrar vários. São essenciais para o trabalho com fatos do cotidiano e assuntos que possam ser debatidos em sala de aula.
Safari, Android Robot e Google Chrome: São os navegadores de internet mais populares para aparelhos móveis, trazendo as mesmas funcionalidades de suas versões para computador. O único disponível para ambas as plataformas é o Chrome; o Safari é exclusivo para iOS, e o Robot é exclusivo para Android.
Google Drive: Apesar de contar com uma versão mobile, acessada pelos navegadores, o armazenador de documentos do Google também traz uma versão em aplicativo, que permite acessar os arquivos guardados e também criar novos documentos de texto, planilhas, apresentações, etc. “Na minha opinião, é uma excelente ferramenta para realizar pequenas pesquisas de opinião e/ou de conteúdo com alunos e/ou professores”, afirma Adriana.
Toontastic: Aplicativo exclusivo para iPad e dedicado às crianças. O foco do app é na criação e compartilhamento de desenhos e animações. “Permite que as crianças criem as histórias e narrem com sua própria voz”, completa Adriana.
Whiteboard: Disponível para iOS e Android, é um aplicativo voltado para “desenhos colaborativos”, conectando os aparelhos